Google

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Sapateado


Sapateado é um estilo de dança originalmente irlandesa, que teve suas primeiras manifestações no início da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos (clogs) para isolar a umidade que subia do solo, e nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para competir: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. Esta tradição ficou conhecida como "Lancashire Clog". Por volta de 1800, sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. Os calçados eram mais flexíveis, feitos de couro, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de metal (taps) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.

O sapateado também é muito popular nos Estados Unidos e foi introduzido no país por volta de 1840, quando escravos, que já possuiam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, tiveram contato com imigrantes irlandeses. Em 1930 o sapateado ganhou força com os grandes musicais, que contavam com a participação de nomes como Fred Astaire, Gene Kelly, Ginger Rogers e Eleonor Parker.

É importante estabelecer uma notável diferença entre os dois estilos de sapateado. A forma irlandesa da dança concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido; já os americanos esbanjam movimentos com o corpo todo, este fica mais à vontade para que cada um dance de acordo com seu próprio estilo.

Por não ser apenas uma forma de dança, mas também de percussão, o sapateado se diferencia entre o meio artístico. Atualmente, o melhor dançarino do mundo é o sapateador Savion Glover, que mistura o sapateado forte e ousado com o swing e a musicalidade. No Brasil, em julho de 2007, um grupo de 8 jovens sapateadores foi selecionado para representar nosso país no NY Tap City, o maior evento de sapateado do mundo.


Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre

Nenhum comentário: